ESTUDOS
A ARMADURA DE DEUS - 1 - O Cinto da Verdade
“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade...” (Efésios 6:14a)
Nesta passagem começamos a ver as coisas que temos que fazer para permanecermos firmes, e a primeira coisa é cingir os nossos lombos com o cinto da verdade.
O cinto é sempre importante na hora de se vestir, pois permite que a calça fique bem ajustada e não caia.
Como vimos no estudo, a Armadura de Deus representa o armamento com que o soldado romano estava vestido;
Uma das principais partes que possuía era o cinto, que mantinha todas as partes da armadura no lugar para não ter problemas ao marchar ou lutar, e também para segurar a espada em seu lugar correto.
A primeira coisa que Paulo coloca na lista desse equipamento é o cinto. Este cinto não era um simples enfeite para o soldado, mas uma parte essencial do seu equipamento. Passava pelas costas e pela ponta do peitoral (que servia de suporte da espada). Era de especial utilidade para o soldado porque mantinha as demais partes da armadura no lugar; e ao mesmo tempo garantia a atitude correta do soldado e dava-lhe liberdade de movimento.
Em Isaías 11:5 podemos ver uma referência a este versículo: “E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins”.
A referência ao cinto é algo muito importante nesta passagem. Isaías fala de se atar a justiça e a fidelidade nos lombos. Paulo já faz referência à verdade, pois a verdade nos fala tanto sobre Jesus Cristo quanto sobre a Palavra de Deus.
Em João 14:6 diz o seguinte: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Em João 17:17, por outro lado, podemos ver isto: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade".
A Palavra de Deus é a Verdade de Deus.
Como relacionamos Jesus Cristo e a Palavra de Deus?
Devemos entender que Jesus e a Palavra de Deus são um.
João 1:1,14:
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Nesta passagem a palavra verbo é logos que significa: palavra.
O Verbo feito carne é um título do Filho de Deus, o cumprimento do título logos, é a manifestação pessoal de toda a divindade, não apenas uma parte da natureza divina.
Em 1 João 1:1 diz: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida”.
Aqui Jesus é chamado de logos ou Palavra da vida.
Podemos concluir que Jesus Cristo e a Palavra de Deus são um.
Portanto, este cinto de verdade que mantém unida toda a armadura de Deus é Jesus Cristo e a Palavra de Deus.
Isto é de extrema importância porque se quisermos manter toda a armadura de Deus unida, devemos colocar Jesus Cristo e a Palavra de Deus em primeiro lugar em nossas vidas.
Em Gálatas 3:27 diz: “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”.
Quando fomos batizados em Cristo?
Em 1 Coríntios 12:12-13 podemos encontrar isso: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”.
Obviamente não foi no batismo nas águas, mas Paulo está falando do Novo Nascimento, do dia em que nos tornamos parte do Corpo de Cristo.
É por isso que no Novo Nascimento fomos revestidos de Cristo; e é por isso que estar em Cristo nos permite usar esta armadura espiritual.
Mas vimos que há outro aspecto da verdade necessário para manter e ser capaz de usar a armadura de Deus: a Palavra de Deus.
Para o uso correto desta armadura devemos edificar nossas vidas na Palavra de Deus.
Jesus nos mostrou isso claramente em Mateus 7 quando contou a parábola dos 2 fundamentos:
Mateus 7:24-27
24 Portanto, qualquer que ouve estas minhas palavras e as pratica, compará-lo-ei a um homem sábio que construiu a sua casa sobre a rocha.
25 Desceu a chuva, e vieram os rios, e sopraram os ventos, e bateram contra aquela casa; e não caiu, porque estava fundado na rocha.
26 Mas qualquer que ouve estas minhas palavras e não as pratica, compará-lo-ei a um homem insensato, que construiu a sua casa sobre a areia;
27 E caiu a chuva, e vieram os rios, e sopraram os ventos, e bateram contra aquela casa; e ele caiu, e foi grande a sua ruína.
Jesus mostra-nos claramente aqui que a chave para a vitória espiritual se encontra no fundamento sobre o qual construímos as nossas vidas. E o fundamento se encontra em ouvir e fazer o que a Palavra de Deus diz.
Paulo, em sua despedida da Igreja de Éfeso, disse-lhes estas palavras marcantes: “Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.” (Atos 20:32).
Há um edifício que deve ser construído que é a nossa própria vida, e essa é a importância da Palavra de Deus em nossas vidas.
Existem dois aspectos da Palavra de Deus que são o logos e o rhema; que são o aspecto legal e vital ou experiencial da Palavra de Deus em nossas vidas.
O logos é a parte jurídica da Bíblia: é toda a Bíblia como um todo, do Gênesis ao Apocalipse. Mostra-nos a verdade escrita de Deus e as coisas que legalmente nos pertencem.
O rhema é a parte vital ou experimental das escrituras: é uma porção específica da Palavra de Deus, não a Bíblia inteira como um todo. Mostra-nos a verdade revelada por Deus em nossas vidas sobre assuntos específicos. É para o crente apropriar-se das coisas legais que Deus providenciou para nós.
Precisamos do logos e do rhema em nossas vidas. O logos para conhecer tudo o que Deus nos oferece e o rhema para poder usufruir disso em nossas vidas.
Em particular, no logos encontramos todos os versículos e informações necessárias para colocar toda a armadura de Deus no lugar. No rhema apropriamos todas essas informações especificamente para a área em que precisamos delas.
Precisamos vestir esse cinturão da verdade para permanecermos firmes na vitória que Deus nos proporcionou por meio de Cristo. Amém?
-
Ministrado em 09/05/2024 por: Pr. Devanir Caetano da Silva