ESTUDOS
A ARMADURA DE DEUS - 2 - A Couraça da Justiça
Introdução
Para definir a armadura de Deus há uma série de perguntas que devemos nos fazer: O que é? Por que Paulo usou essa ilustração? O que podemos aprender disso? Como podemos aplicá-lo em nossas vidas?
Para responder a estas perguntas, precisamos ver a Batalha Espiritual de uma perspectiva bíblica.
Nos últimos anos temos ouvido muito sobre a guerra espiritual, e as pessoas têm tirado o equilíbrio do que é a verdadeira batalha espiritual.
Em 2 Coríntios 2:10be11 diz: “para que não sejamos vencidos por Satanás; Porque não ignoramos os seus ardis.”
Não devemos ignorar os propósitos e maquinações do diabo, mas não devemos ir para o outro lado, chegando a um extremismo em que vemos tudo como demônios.
"10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século,contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos"
(Efésios6:10-18)
Vamos agora estudar cada parte da Armadura de Deus e sua importância na nossa vida.
A Couraça da Justiça
“... e vestida a couraça da justiça;”
(Efésios6:14b)
Dando continuidade ao estudo, veremos como nos vestirmos da Couraça da Justiça.
Couraça
• Cobria a frente e as costas do tórax.
• Feito com placas de metal e couro duro,
• Protegia o tronco dos soldados (flechas, dardos e espadas não penetrassem e atingissem os órgãos vitais do ser humano: coração e pulmão).
• Feita para enfrentar o ataque do adversário.
• Justiça no Antigo Testamento. Em Isaías 59:16-17 podemos ver que diz: “ E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve. Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.”
Justiça
• Que tipo de justiça se está falando. Poderia ser a nossa própria justiça?
• Não, porque em Isaías 64:6 diz: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.”
• Para Deus, toda a nossa justiça é algo sujo como o trapo sobre o qual caiu o sangue de alguém morto
• Deus não aceita a nossa própria justiça ou retidão como um meio de nos justificarmos diante dele.
• Em Romanos 3:19-24: “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”.
• É justificação gratuita que Deus nos deu com base nos méritos da obra de Jesus Cristo por nós, que nos torna justos.
• Em 2 Coríntios 5:21 diz: “Àquele que não conheceupecado,ofezpecadopornós;paraque nele fôssemos feitos justiça de Deus.”
• Deus o tratou Jesus como se fosse um pecador; e fez com que ele carregasse o nosso pecado como se fosse dele. O justo se identificou com o injusto e assumiu a nossa própria natureza pecaminosa, para nos libertar de toda culpa e assim nos declararmos inocentes e nos tornarmos justos diante de Deus.
• Esta é a justiça a que se refere a couraça da justiça. A obra de Cristo na cruz para nos declarar completamente inocentes e nos tornar justos.
• É nesta verdade que devemos permanecer, pois o diabo quer que fixemos os olhos em nósmesmos, com todos os nossos pecados, falhas e erros, em vez de nos vermos na obra de Cristo na cruz; porque ele sabe que toda vez que tirarmos os olhos de Cristo seremos derrotados.
A justiça de Deus protege áreas importantesdenossa vida
• Leva ao arrependimento – a justiça perfeita de Deus realça nossas falhas e mostra que precisamos do perdão de Deus e de Sua ajuda para mudar;
• Livra da culpa – Jesus justifica todo aquele que se arrepende; pela justiça de Deus não precisamos viver presos pela culpa de pecados perdoados – 1 Pedro 2:24
• Protege do pecado – sabemos que, pela justiça de Deus, todo pecado tem consequências; isso nos leva a pensar duas vezes antes de ceder à tentação;
• Destrói a indiferença – cria o desejo de verjustiça feita e a coragem para lutar pela justiça – Mateus 5:6;
• Vence o desespero – nas situações mais injustas sabemos que Deus está vendo e vai trazer justiça; um dia Deus restaurará toda justiça – Isaías 51:4- 5
• Protege do pecado – sabemos que, pela justiça de Deus, todo pecado tem consequências; isso nos leva a pensar duas vezes antes de ceder à tentação;
• Destrói a indiferença – cria o desejo de verjustiça feita e a coragem para lutar pela justiça – Mateus 5:6;
• Vence o desespero – nas situações mais injustas sabemos que Deus está vendo e vai trazer justiça; um dia Deus restaurará toda justiça – Isaías 51:4- 5
Conclusão
• É importante ter a couraça da justiça o dia todo, não só porque nos permite resistir a todos os ataques que o diabo traz contra nós para nos sentirmos condenados e derrotados, mas porque nos permite caminhar.
• A falta de conhecimento desta verdade fez com queoscristãosvivessememescravidãopormuito tempo, mas aoconhecerema verdadede quesão justos e inocentes diante de Deus, essa verdade os liberta para andarem.
• Em Isaías 51:7-8 diz: “Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeispelassuasinjúrias.Porqueatraçaosroerá como a roupa, e o bicho os comerá como a lã; mas a minha justiça durará para sempre, e a minha salvação de geração em geração.”
• Conhecemos a justiça de Deus. Sabemos que fomos declarados inocentes e feitos justos, por isso vamos vestir a nossa couraça da justiça todos os dias e neutralizar cada mentira que o diabo usa para nos condenar, nos derrotar ou nos tornar ineficazes. Amém?
Até o próximo Estudo sobre A ARMADURA DE DEUS
-
Ministrado em 16/05/2024 por: Pr. Mauro Pastor