(13) 99116-7326

ESTUDOS

A ARMADURA DE DEUS - 3 - CALÇADOS DO EVANGELHO

"E calçados os pés na preparação do evangelho da paz" (Efésios 6:15)

Relembrando a Introdução

Para definir a armadura de Deus há uma série de perguntas que devemos nos fazer:

- O que é?

- Por que Paulo usou essa ilustração?

- O que podemos aprender disso?

- Como podemos aplicá-lo em nossas vidas? 

COMO ERA O CALÇADO

O calçado do soldado romano tinha 2 partes: o sapato e a bota. As botas eram feitas de um metal formado em volta das pernas. Eram muito justos e muito bonitos, descendo dos joelhos até aos pés. 

Os sapatos eram feitos de couro com sola de metal e amarrados com tiras de couro. A sola do sapato tinha pontas, como as pontas dos jogadores de futebol de hoje, mas muito mais perigosas. Nas cidades com ruas de pedra mediam 3 cm. Mas no campo de batalha 8 cm. 

O que é?  

TRADUZINDO O QUE SÃO OS CALÇADOS

O Espírito Santo está usando uma figura de linguagem aqui, que a referência é ao que é interno mais do que é externo, ao espiritual, mas do que ao material, e também que Ele está seguindo uma ordem lógica.

Assim como o cinturão na verdade tem a ver com a mente, a couraça da justiça com o coração, desta forma, os calçados para os pés são uma figura daquilo que diz respeito à vontade. 

Os pés conduzem o corpo de lugar para lugar, e a vontade é o que dirige as atividades da alma. O que a vontade decide, isto é o que fazemos.

TRADUZINDO O QUE SÃO OS CALÇADOS

O Evangelho nos obriga a negar a nós mesmos, tomar a cruz diariamente e seguir a Cristo no caminho da obediência incondicional a Deus. “Calçados os pés na preparação do evangelho da paz” significa, com entusiasmo e prontidão, responder à vontade de Deus. 

A paz “do Evangelho” advém do caminhar em sujeição aos Seus termos pelo cumprimento dos deveres que Ele prescreve. Apenas na medida em que somos obedientes a Deus, nós verdadeiramente desfrutamos de Sua paz. Assim, esta terceira parte da armadura deve fortalecer a vontade contra as tentações de Satanás de obstinação e desobediência, e isso, por submissão ao Evangelho.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Agora, a vontade deve ser regulada pela Paz do Evangelho. O que significa isso?

- Significa que devemos ser reconciliado com Deus e em ter boa vontade para com os nossos semelhantes. O Evangelho é o meio ou instrumento que Deus utiliza. 

Em Marcos 16:15-16 ele nos fala sobre a responsabilidade como crentes: “E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” 

Faremos isso com o que? 

- Com os pés

Conclusão:

Assim como os pés são os membros que transportam o corpo de um lugar para outro, da mesma forma a vontade dirige a alma. Por isso, os nossos pés devem estar devidamente calçados, se quisermos andar correta e confortavelmente, assim, a nossa vontade deve ser trazida em sujeição à vontade revelada de Deus, se quisermos desfrutar de Sua paz.

Até o próximo Estudo sobre A ARMADURA DE DEUS

-

Ministrado em 23/05/2024 por: Pr. Ismael

-Voltar-