ESTUDOS
A ARMADURA DE DEUS - 4 - O Escudo da Fé
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” (Efésios 6:16)
Relembrando a Introdução
Para definir a armadura de Deus há uma série de perguntas que devemos nos fazer:
- O que é?
- Por que Paulo usou essa ilustração?
- O que podemos aprender disso?
- Como podemos aplicá-lo em nossas vidas?
O ESCUDO
No equipamento do soldado romano o escudo tinha uma relação estreita com o cinto; já que o escudo ficava no cinto quando não estava em batalha.
Da mesma forma, a fé está sujeita à Palavra de Deus, visto que a fé repousa na Palavra de Deus.
Romanos 10:17 é muito claro quando diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
APENAS BATALHE EM BONS COMBATES
“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Timóteo 4:6-8)
MESMO QUANDO O FUTURO PARECE INCERTO
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:1-5 e 8)
SALVO PELA FÉ NÃO POR OBRAS
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:8-10)
NÃO OLHE PARA CIRCUNSTÂNCIAS
“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.” (1 Samuel 17:45-47)
REFÚGIO E FORTALEZA
“Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.” (Salmos 91:4-7)
REVESTI-VOS DE TODA A ARMADURA DE DEUS
“Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias ... Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda” (2 Coríntios 6:4e7)
PORTANTO TOMAI TODA A ARMADURA
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;” (2 Coríntios 10:4)
Finalizando:
A fé está baseada na Palavra de Deus: ouvindo-a e colocando-a em prática podemos resistir ao ataque do diabo contra nós. Amém?
Até o próximo Estudo sobre A ARMADURA DE DEUS
-
Ministrado em 30/05/2024 por: Presbítero Fernando