ESTUDOS
A ARMADURA DE DEUS - 5 - O Capacete da Salvação
"Tomai também o capacete da salvação ..." (Efésios 6:17a)
Relembrando a Introdução
Para definir a armadura de Deus há uma série de perguntas que devemos nos fazer:
- O que é?
- Por que Paulo usou essa ilustração?
- O que podemos aprender disso?
- Como podemos aplicá-lo em nossas vidas?
O Capacete da Salvação
Esta é a quinta parte da armadura do Cristão.
Em primeiro lugar, notemos a ligação entre a quarta, quinta e a sexta peças, pois isso nos ajuda a definir o que é o “capacete da salvação”. Ele está vinculado à fé e à Palavra de Deus!
Hebreus 11:1 nos diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam” e se compararmos com 1 Tessalonicenses 5:8 obtemos a confirmação deste pensamento: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação”.
Aqui em Tessalonicenses, portanto, temos a “esperança” diretamente ligada ao “capacete”.
O elmo ou capacete era a parte bonita e marcante da armadura do soldado romano.
Ele era muito artístico. Estava gravado e muitas vezes tinha o formato da cabeça de um animal.
No topo eles tinham penas marcantes de cores muito vivas.
De cada lado possuía protetores metálicos e por dentro possuía acolchoamento para absorver os fortes golpes produzidos no meio da batalha. Era muito forte, de modo que nem mesmo um machado poderia perfurá-lo no meio da batalha.
O capacete, traz detalhes únicos que identifica o soldado e é pelo capacete que o guerreiro é identificado. E estas identificações estão também na espada e no escudo.
Um detalhe muito importante da armadura é que ela precisava ser bem cuidada. Antes da batalha era necessário lustrar com algum tipo de óleo para que ao contato com a luz do sol pudesse refletir, resplandecer a luz e assim ofuscar a visão do inimigo, de forma que se desorientasse.
O texto diz, revestir do capacete da salvação.
A ideia básica do termo “salvação” é resgatar e preservar do perigo iminente. Envolve proporcionar saúde e segurança.
No seu sentido mais profundo, porém, é um termo cujo significado se limita cada vez mais à expressão do milagre divino da emancipação espiritual do homem do domínio e da culpa do pecado e da morte, e ao gozo de uma vida eterna de comunhão renovada com Deus. Nas Sagradas Escrituras o tema evolui do conceito puramente físico para o plano moral e espiritual.
Em Efésios 6:10-11 lemos: “Por último, quero recordar-lhes que a força de vocês deve vir do imenso poder do Senhor dentro de vocês. Vistam-se de toda a armadura de Deus, a fim de que possam permanecer a salvo das táticas e das artimanhas de Satanás.”(Bíblia Viva).
Vemos que o diabo tem um plano para atingir as nossas mentes e nos derrotar. Ele vem com seus planos e para isso usamos o capacete da salvação para proteger nossa mente.
Devemos também ter um plano ou estratégia para superá-lo e aqui Paulo nos dá a chave, tendo uma compreensão clara da salvação que temos em Cristo. Muitos crentes não conhecem esta salvação e vivem vidas de derrota durante toda a vida.
Agora que nascemos de novo, Deus nos ordena a não andar mais como o mundo anda, e a maneira de fazer isso é mudando a nossa forma de pensar, através da renovação da nossa mente.
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2).
Uma alma salva é uma mente restaurada ou renovada pela Palavra de Deus.
Se você quer renovar a sua mente, você deve colocar nela a Palavra de Deus, para que você não pense mais como o mundo pensa, mas como Deus pensa.
Amém?
Até o próximo Estudo sobre A ARMADURA DE DEUS
-
Ministrado em 06/06/2024 por: Pastora Conceição Fernandes