(13) 99116-7326

ESTUDOS

A ARMADURA DE DEUS - Orando em todos os momentos

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos." (Efésios 6:18)

Encerrando a série, Paulo coloca o que serve de equilíbrio para a nossa armadura e para a vida cristã em geral: A ORAÇÃO

Expositores dizem que: “Esta grande exigência de permanecer firme para o combate só pode ser bem feita quando a oração, é constante, séria, espiritual, é cuidadosamente adicionada ao equipamento junto com todas as partes da armadura” (Citado pelo teólogo Kenneth Samuel Wuest).

Obs: Podemos ter as 6 peças como equipamento de apoio, mas se não estivermos em oração por todo equipamento é em vão tal objetivo.

A oração torna-se então outra arma na batalha, que agrupa as 6 peças ao qual estudamos no início dessa série.

"Façam tudo isso orando a Deus, pedindo a ajuda Dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem, orem sempre por todo o povo de Deus.“ (Ef 6:18 NTLH)

Tipos de orações que podemos utilizar:

1. A oração de petição

Oração que fazemos quando queremos receber algo de Deus. Podemos encontrá-lo em 1 João 5:14-15: “Esta é a confiança que temos Nele: que em tudo o que lhe pedimos, segundo a sua vontade, Ele nos ouve. E se estivermos convencidos de que Ele nos ouve sobre o que lhe pedimos, confiamos que já recebemos Dele o que lhe pedimos".

2. Oração ao Pai em Nome de Jesus

Oração tem a ver com a oração de petição e é, em particular, a oração da Nova Aliança. Jesus nos ensinou como usá-lo em João 16:23-24: “Naquele dia vocês não me perguntarão nada. Em verdade, em verdade vos digo: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos dará. Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peça e receberá, para que a sua alegria se cumpra”.

3. A oração de concordância

É a oração em que 2 ou mais concordam em receber algo específico de Deus. Encontramos isso em Mateus 18:19-29: “Além disso, Eu vos digo: Se dois de vocês concordarem sobre qualquer coisa que pedirem aqui na terra, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, aí estou eu no meio deles”.

4. A oração unida

É quando a igreja apresenta por unanimidade um pedido a Deus. Em Atos 4:30,31 podemos ver esta oração e seu resultado: “Portanto, estenda a mão para curar e fazer sinais e maravilhas através do nome do seu santo servo Jesus. Depois de terem orado, o lugar onde estavam reunidos tremeu; “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e proclamaram a palavra de Deus sem medo.”

Vejamos também: “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.” (Atos 12:5)

Realmente a oração é uma arma poderosa.

5. A oração de ligar e desligar

É uma oração principalmente para permitir e proibir; permitir que as bênçãos de Deus cheguem e não permitir o ataque do diabo contra nós. É encontrado em Mateus 18:18: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”.

6. A oração de louvor e adoração

É uma oração principalmente de gratidão a Deus por quem Ele é e pelas coisas que Ele fez por nós. 1 Tessalonicenses 5:18: “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus para vós em Cristo Jesus”.

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (NVI)

7. A oração de intercessão

É a oração em que nos colocamos na brecha (disposição) por alguém com a ajuda do Espírito Santo. Romanos 8:26-27: “Somos fracos, mas o Espírito vem em nosso socorro. Não sabemos pelo que devemos orar, mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E Deus, que sonda o mais profundo do ser, sabe quais são as aspirações daquele Espírito que intercede pelos crentes em plena sintonia com a vontade Divina”.

Conclusão

Lembremos que devemos orar com todos os tipos de oração, dependendo do tempo e da necessidade que surgir. Nem sempre teremos que fazer o mesmo tipo de oração porque as circunstâncias serão sempre diferentes.

A nossa disposição deve sempre estar em oração, pela manutenção de todo equipamento constituído por Deus em nossas vidas. Ele não cobra nada, é tudo pela graça.

E saibamos: Nunca podemos sair para uma guerra sem oração, porque do que adiantaria ter toda a armadura se não me revestir da principal arma poderosa que é a ORAÇÃO???

Nunca tiremos esta armadura. Não podemos dar ao inimigo a oportunidade para nos derrotar.

Lembremos que já temos a vitória nas mãos. É por isso que vestindo toda essa armadura poderemos resistir nos dias ruins e tendo terminado tudo estaremos firmes.

Amém???

Obrigado por participar deste Estudo sobre A ARMADURA DE DEUS

-

Ministrado em 20/06/2024 por: Pr. Valmir, Pr. Mauro e Pr. Devanir

-Voltar-