ESTUDOS
AS 7 IGREJAS DO APOCALIPSE - 7 - LAODICÉIA
Como vocês já sabem, todas essas igrejas ficavam na Ásia e no mapa podem ver.
14 E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele Comigo.
21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 3: 14-22)
Diz o amém: uma garantia de uma Testemunha Fiel - Sou rico, e não tenho falta de nada - soberba
O conteúdo das cartas:
- A CIDADE – Laodicéia era uma cidade sobre o rio Lico, famosa pelos amplos muros, e como Roma, edificada sobre sete montes. A cidade foi destruída por um terremoto em 62 d.C. e reconstruída por seu próprio povo, o qual se orgulhava de o fazer sem pedir auxílio ao governo.
- HAVIA UM REI CASADO COM UMA MULHER CHAMADA LAODICE E RESOLVEU AGRADAR A ESPOSA DELE COLOCANDO O NOME DAQUELA CIDADE DE LAODICEIA.
SIGNIFICADO DO NOME, CARACTERÍSTICA e ÉPOCA NO TEMPO
Significado: LAODICÉIA Que pertence a Laodice, mulher de Antíoco II. Ela era conhecida por sua prosperidade material, mas também por sua falta de disponibilidade de água. Essa característica da cidade é usada por Jesus na carta, ao comparar a igreja de Laodiceia com a água morna sem utilidade.
Laos quer dizer “direitos do povo (mundo) e é exatamente a última igreja profética.
A vida espiritual de uma igreja que recebe influência do mundo, passa a negar o poder de Deus, não pode agradar ao Senhor.
Era uma das mais ricas cidades da Ásia, pois dos rebanhos de ovelhas daquela região produziam a excelente lã negra de altíssimo preço. Por isso os moradores de Laodicéia se achavam ricos e bem vestidos. Ali também era produzido um colírio valioso e único, procurado por todas as outras cidades da região e até outros países. Em sua carta, o Senhor Jesus ignora estes valores materiais e diz como vê aquele povo: “pobre, cego e nu”.
A IGREJA EM LAODICÉIA – (Tempo na História = 1900 até a 2 ª volta de Cristo)
Ao contrário da Igreja em Filadélfia que não houve nenhuma repreensão, a igreja em Laodicéia não recebeu nenhum elogio do Senhor. Esta igreja é chamada de apóstata, pois tem negado o seu Senhor através de suas atitudes mundanas.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. – (Mt. 24:12)
Obs: Existem vestígios arqueológicos da antiga cidade de Laodiceia. As ruínas da cidade estão localizadas perto da moderna cidade de Denizli, na região sudoeste da Turquia.
EM CADA CARTA EXISTE UMA MENSAGEM CENTRAL
- LAODICÉIA Nem és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te.
Para cada igreja Jesus se revela com uma das características da visão de Cristo Glorificado, como sendo aquele que tem a resposta para a necessidade daquela igreja
- Para a igreja morna, Laodicéia, Cristo é a Fiel e Verdadeira Testemunha, tirando da igreja a máscara da satisfação em si mesma.
Defeitos:
– Nem és frio nem quente: Igreja morna é aquela que se assemelha a sociedade ímpia e vive a favor dela. Fala do cristianismo mais na verdade é espiritualmente miserável e desgraçada. e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; (3:17b)
Consequências:
– Vomitar-te-ei da minha boca (a água morna é usada para provocar vômito)
Jesus utiliza essa expressão para mostrar sua insatisfação com a igreja, que se tornou morna e indiferente à sua fé.
Simboliza o repúdio (não aceitação), e a rejeição de Jesus em relação àquela igreja, que não demonstrava fervor e comprometimento com Deus.
Conselhos:
- Compres de mim ouro provado no fogo para que te enriqueças, vestidos brancos para que te vistas, e que unjas os teus olhos com colírio para que vejas.
- Aplicação é: Buscar a verdade de Deus em todas as áreas da vida, se arrepender de qualquer mornidão espiritual e permitir que Jesus nos enriqueça com Sua sabedoria e discernimento.
- de mim compres (uma conquista): A fonte de “riquezas insondáveis” (é Jesus)
Laodicéia era uma cidade de grandes transações monetárias. ouro provado, isto é, recém fresco do forno que provou sua pureza, e retendo, uma riqueza espiritual, esterlina, (forte, indestrutível) contrário da falsificação, em que Laodicéia se vangloriava. Tendo comprado este ouro, ela não será mais pobre.
roupas brancas: “roupas”. As lãs de Laodicéia eram famosas, mais Cristo oferece roupas infinitamente mais brancas. Assim como o “ouro provado no fogo” expressa a fé testada por provações de fogo, e assim, “vestes brancas”, a justiça de Cristo imputada ao crente na justificação e concedida na santificação (roupas brancas santificação)
unjas os teus olhos com colírio, para que vejas: Cristo tem para Laodiceia um unguento muito mais precioso do que todos os unguentos caros do Oriente. Olho é aqui a consciência ou a luz interior da mente. A unção do Espírito Santo, 1º faz perceber a convicção do pecado (perceber), depois cura. Ele abre os olhos 1º para nós mesmos em nossa miséria, depois para o Salvador em Sua preciosidade.
porta e bato: Ele é primeiro a si mesmo para bater à porta de nossos corações. Se Ele não batesse primeiro, nunca deveríamos bater à porta Dele.
RECOMPENSAS:
3:21-22 – Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Promessas ao vencedor:
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono: Os vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo. Tal honra não seria para os orgulhosos e autossuficientes, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2:8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome..(Fl 2:8,9)
Conclusão:
Apesar de vivermos nos dias da igreja morna, existe também a igreja fiel e irrepreensiva. É esta Igreja que o Senhor Jesus vem buscar. “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” (Ap. 22:17)
Para todas as igrejas de todas as épocas e cidades, a mensagem final do Senhor Jesus é: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.”
-
Ministrado em 15/08/2024 por: Pastor Valmir.