(13) 99116-7326

ESTUDOS

OBRAS DA CARNE x FRUTO DO ESPÍRITO

Introdução

Para entendermos o papel do Espírito Santo em nossas vidas e como resultado imediato O FRUTO DO ESPIRITO atuando em cada crente, vamos estudar primeiro sobre as OBRAS DA CARNE, que precisam ser vencidas quando nos entregamos verdadeiramente a Deus.

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

(Gálatas 5:19-22)

O apóstolo Paulo estabeleceu um forte contraste entre as coisas que fazemos por natureza (as obras da carne) e as coisas que o Espírito Santo ajuda a produzir nos cristãos fiéis (fruto do Espírito).

O que podemos aprender com as palavras-chave de Gálatas 5:19-22?

Um dos maiores presentes que Deus dá aos cristãos é o seu Espírito Santo após o arrependimento e o batismo (Atos 2:38).

Sem ter o Espírito Santo e sem ser guiado por Ele, as “obras da carne” se manifestam e “não herdaremos o reino de Deus” (Gálatas 5:19, 21).

Mas com o Espírito de Deus nos guiando, tornamo-nos “filhos de Deus” e “herdeiros de Deus” (Romanos 8:14-17).

“Mas aquele que semeia no Espírito colherá do Espírito a vida eterna” (Gálatas 6:8).

Paulo traça um forte contraste entre as obras naturais da carne e o fruto do Espírito em Gálatas 5. Como podemos evitar as primeiras e crescer nas últimas?

Uma ferramenta para uma compreensão mais profunda das Obras da carne vs. O fruto do Espírito é o estudo de cada OBRA DA CARNE e de cada faceta do FRUTO DO ESPÍRITO e assim teremos condições de fazer uma auto avaliação.

Obras da carne: Literalmente, obras da carne implicam as ações que a carne produz, não o resultado final dessas ações. À medida que a lista aumenta, algumas destas questões claramente não são uma questão de desejo natural, mas sim de ações produzidas pela nossa natureza humana.

Carne (sarx): Carne denota a natureza humana simples, a natureza terrena do homem separada da influência divina. Kosmos (o mundo; ver 1 João 2:15) é tudo o que existe no mundo como o conhecemos, independentemente da influência de Deus. Sarx é o mesmo conceito no nível individual.

ATENÇÃO: As obras da carne são coisas que fazemos, não o diabo.

I. SÃO MANIFESTAS.

A. Paulo diz que as obras da carne “…são manifestas…” (v. 19).

1. A palavra “manifestas” é uma tradução do grego “phaneros”, que significa “amplamente conhecido”, “evidente”, "visível".

2. Paulo não quer dizer que as pessoas possam ver tudo isso acontecendo em outras pessoas. O que ele está dizendo é que cada indivíduo que pratica tais coisas, sabe que tais coisas são feitas por ele.

3. Se uma pessoa for carnal, praticando alguma destas obras, ela pode até enganar os outros dizendo que não faz isso, mas, ela pode enganar a si mesma? NÃO, ela não pode.

B. As obras carnais são claramente conhecidas por aqueles que as praticam, como também o é por Deus.

1. Podemos enganar os homens, mas não a Deus (Gálatas 6:7, 8; Lucas 16:14, 15)

2. Sete vezes na Bíblia Deus diz a sete igrejas: “…Eu sei suas obras…”. Ele sabe se nossas obras são carnais ou não (Apocalipse 2:2; 2:9; 2:13; 2:19; 3:1; 3:8 e 3:15)

II. ESTÃO IDENTIFICADOS.

A. Adultério – Relação sexual com alguém que não é seu cônjuge, ou com o cônjuge de outro.

B. Fornicação (porneia) – Imoralidade sexual (prostituição, incesto, bestialidade, pedofilia, homossexualidade, pornografia, etc.).

C. Impureza – O prazer de ver ou ouvir coisas sujas, imorais ou indecentes.

D. Lascívia - Sensualidade, lascívia, licenciosidade, obscenidade, isto é, não ter controle sobre atitudes e comportamentos morais (isso é comum em bailes ou festas mundanas, como na forma como nos vestimos).

E. Idolatria – Servir a falsos deuses (Cobiça é idolatria - Colossenses 3:5).

F. Feitiçaria – Bruxaria, magia negra ou “branca”, superstições.

G. Inimizades – Hostilidade, antagonismo.

H. Porfias (o mesmo que Ações Judiciais) - Brigas, dissensões, conflitos (Com irmãos, vizinhos, amigos ou parentes).

I. Ciúme (inveja).

J. Contendas – Ambição egoísta, com implicação de rivalidade.

K. Dissensões – Divisões.

L. Heresias – Falsas doutrinas.

M. Inveja.

N. Homicídios – Assassinatos, massacre.

O. Embriaguez – Ficar bêbado.

P. Orgias - Banquete, orgia, folia, festa (A orgia é a festa em que se procura experimentar todos os tipos de prazeres, especialmente relacionadas com comida, bebida e sexo).

III. SÃO PERIGOSOS.

A. Pelos efeitos físicos e emocionais que produzem.

1. Quem pratica tais coisas sente um prazer momentâneo, mas a longo prazo, estas obras serão extremamente dolorosas, com más memórias, ou mesmo com dores de todos os tipos.

2. As doenças físicas, assim como as emocionais, são o produto (resultado).

3. Casamentos destruídos, filhos abandonados e até mortes de homens, mulheres e crianças (aborto) por tais atos.

B. Por causa dos efeitos espirituais que produzem:

1. Paulo diz que Ele (Deus) “…nos repreende…”, ou seja, Ele nos “adverte” sobre o perigo de praticar tais obras.

2. Qual é o efeito? Paulo diz: “aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus” (v. 21; veja Apocalipse 21:8).

“Eles não herdarão”: Dois pontos importantes são levantados aqui.

Primeiro, Paulo via o Reino de Deus como algo no futuro, não no presente. Era algo que ainda não havia sido herdado.

Em segundo lugar, mostra claramente que viver uma vida de pecado – quebrando as leis de Deus – poderia excluir alguém do Reino de Deus.

Paulo ensinou fielmente que não podemos ser salvos através de ações físicas, mas também mostrou que podemos ser excluídos do Reino através do pecado.

A mensagem evangélica sobre “aceitar Jesus” incluía claramente uma mensagem sobre viver uma vida moral.

CONCLUSÃO:

As obras da carne são manifestas, são conhecidas por nós e também por Deus. Também aprendemos em que consistem, bem como o que produzem (resultados), pois causam grandes males, tanto sociais, físicos, emocionais e espirituais.

Portanto, meus irmãos, façamos um grande esforço para não praticar tais obras, por causa de nosso próprio bem-estar emocional e familiar, bem como nosso bem-estar espiritual.

-

Ministrado em 12/09/2024 por: Pr. Devanir Caetano da Silva

-Voltar-