MENSAGENS
GUERREIROS NA BÍBLIA
Texto Base: Efésios 6:10,11 e 18
10 Por último, quero recordar-lhes que a força de vocês deve vir do imenso poder do Senhor dentro de vocês.
11 Vistam-se de toda a armadura de Deus, a fim de que possam permanecer a salvo das táticas e das artimanhas de Satanás.
18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica. Fiquem alertas. Não desanimem e continuem orando fervorosamente por todos os cristãos em toda parte.
Introdução:
Pelo dicionário - adjetivo - Relativo à guerra, ao combate armado; belicoso, aguerrido. Quem tem por característica ser combatente, lutador: era uma mulher guerreira, lutando por seus direitos.
substantivo masculino - Aquele que faz a guerra; combatente, soldado.
Todos nós, como cristãos, somos chamados para ser guerreiros no Reino de Deus. Porém, na Bíblia, encontramos diferentes tipos de guerreiros, cada um com características e propósitos específicos.Vamos explorar três tipos de guerreiros que a Palavra de Deus nos apresenta e como podemos aprender com eles para nossa vida espiritual.
A Bíblia tem vários versículos que mencionam guerreiros, incluindo:
● 2 Samuel 23:8-32: Lista os nomes dos três guerreiros mais importantes de Davi, incluindo Josebe-Bassebete, que matou 800 homens com uma lança.
● Salmo 144, 1: Diz que Deus treina as mãos para a batalha e os dedos para o combate.
● 2 Samuel 23:8-39: Lista os nomes de 37 soldados famosos de Davi, incluindo Asael, Elanã, Sama, Elica, Heles, Ira, Abiezer, Mebunai, Salmom, Maarai, Helebe, Itai, Benaías, Hidai, Abi-Albom, Azmavete, Eliaba, os filhos de Jasém, Jônatas, Sama, Aião, Elifelete, Eliã, Hezro, Paarai, Igal, Bani, Zeleque, Naarai, Ira e Garebe, e Urias.
1. O Guerreiro da Fé: Abraão Texto: Hebreus 11:8-10
8 Pela fé Abraão, quando Deus lhe disse que deixasse a sua pátria e fosse para uma outra terra que ele prometera dar-lhe como herança, obedeceu. Ele foi, sem ao menos saber para onde estava indo.
9 Pela fé, mesmo depois que chegou à terra prometida por Deus, ele morou em tendas como um estranho, como fizeram Isaque e Jacó, a quem Deus fez a mesma promessa.
10 Abraão fez isso porque estava esperando que Deus o levaria àquela cidade celestial que tem alicerces, cujo arquiteto e construtor é Deus.
Abraão é um exemplo de um guerreiro da fé. Ele confiou em Deus mesmo sem ver o cumprimento imediato das promessas.Sua jornada foi marcada por obediência e confiança total em Deus, mesmo enfrentando desafios e incertezas.
● Aplicação: Como guerreiros da fé, somos chamados a confiar nas promessas de Deus, mesmo quando tudo ao nosso redor parece contrário.Devemos caminhar por fé e não por vista (2 Coríntios 5:7).Sabemos que essas coisas são verdadeiras pelo que cremos, e não pelo que vemos.
2. O Guerreiro de Oração: Daniel Texto: Daniel 6:10
10 Mas Daniel, apesar de saber que o rei havia assinado a lei, foi para casa e, como de costume, se ajoelhou para orar, no seu quarto. Esse quarto ficava no segundo andar, com as janelas abertas na direção de Jerusalém. Ali, Daniel orava ajoelhado, três vezes por dia, dando graças ao seu Deus.
Daniel foi um homem de oração, conhecido por sua disciplina e devoção. Mesmo sob a ameaça de morte, ele não abandonou sua prática de orar três vezes ao dia.Através de sua oração, Daniel obteve força, sabedoria e vitória sobre as forças do mal.
● Aplicação:Como guerreiros de oração, devemos ser persistentes e dedicados, reconhecendo que a batalha espiritual é travada em nossos momentos de oração. A oração é a nossa principal arma contra os ataques do inimigo (Efésios 6:18). Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica. Fiquem alertas. Não desanimem e continuem orando fervorosamente por todos os cristãos em toda parte.
3. O Guerreiro de Coragem: Davi Texto: 1 Samuel 17:45-47
45 Davi replicou: “Você vem a mim com uma espada, uma lança e um escudo, mas eu venho contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, que você insultou.
46 Hoje mesmo o Senhor me dará a vitória sobre você, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. E soldados filisteus mortos eu darei às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que existe um Deus em Israel!
47 E toda esta congregação aqui ficará sabendo que o Senhor não depende de espadas ou lanças para obter a vitória; porque a guerra é do Senhor, e ele entregará vocês em nossas mãos!”
Davi é o exemplo de um guerreiro corajoso. Ele enfrentou Golias com coragem, confiando no Senhor dos Exércitos.Sua coragem não vinha de sua força física, mas de sua confiança inabalável em Deus.
● Aplicação:Como guerreiros de coragem, devemos enfrentar os gigantes em nossas vidas com a certeza de que Deus está conosco.Não devemos temer, pois o Senhor é quem luta as nossas batalhas (Êxodo 14:14). O próprio Senhor vai lutar por vocês. Portanto, parem de reclamar!”
CONCLUSÃO:
Cada um de nós é chamado a ser um guerreiro no Reino de Deus, seja através da fé, oração ou coragem.Que possamos nos inspirar nesses exemplos bíblicos e nos fortalecer para as batalhas que enfrentamos diariamente.
Convite: Ore por um espírito guerreiro, pedindo a Deus que lhe dê a fé de Abraão, a oração de Daniel e a coragem de Davi.
Versículo Final: 2 Timóteo 4:7 - "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé."
-25/08/2024 - Pr. Ismael