(13) 99116-7326

MENSAGENS

 

A mulher prudente é o alicerce para uma família estruturada

Texto: Mateus 25: 1-13 - Parábola das 10 virgens

Definição de Prudência: “Qualidade de quem age com comedimento buscando evitar tudo que julga fonte de erros ou danos. Uma pessoa prudente é cautelosa, precavida, providente”. Dicionário Aurélio.

Vamos meditar neste texto, pensando em duas situações:

1- UMA FAMÍLIA

• A esposa é comparada com a Noiva

• O esposo com Jesus

Vamos pensar em uma situação normal em qualquer família: A família vai participar de uma viagem, que pode ser um acampamento da Igreja que fazem parte ou pode ser uma viagem para um encontro de família ou outra viagem do tipo.

Como esta mulher se prepara?

A viagem é de 3 dias. Para cada membro da família ela leva uma troca de roupa para cada dia e uma troca extra na eventualidade de acontecer algum imprevisto.

É claro que ela leva uma bolsa de primeiros socorros, com aqueles medicamentos básico como: bandaid, menthiolaty, comprimidos para dor de cabeça, barriga, estomago, anti -térmico e muitas coisinha básicas.

Mas tem aquelas que nas ultimas horas que antecede a viagens é que vão arrumar as malas, vão catando tudo, gritando com os filhos para fazerem suas malas e muitas vezes não dá nem para conferir se eles estão levando tudo que precisam, e sempre terá surpresas.

Qualidades de uma esposa prudente:

A esposa prudente cuida do lar, conhece as necessidades de sua casa. Ajuda seu esposo e companheiro a prover os recursos para fazer o melhor para seu lar. Ela é aquela que em tempos difíceis encoraja o esposo. Cuida do lar. Ela participa com ele no planejamento e estratégias para resolver dificuldades momentâneas de uma família . Ex: Adquirir algum bem para a família. Fazer uma reserva financeira. Coisas do tipo.

Ela promove aconchego, acolhimento em sua casa. Sua casa é um lugar de refúgio, onde a família deseja estar.

A mulher que age assim é o alicerce para que sua família seja estruturada.

A mulher que não encaixa neste padrão, ela é a tola da parábola. Ela é aquela que destrói seu lar com suas próprias mãos.

Já o marido tem o prazer e a responsabilidade de ser comparado a Cristo. Este homem age segundo o exemplo de Cristo.

Ele reconhece sua esposa e sabe que ela não é tão prudente assim, então ele a ajuda se tornar a mulher prudente que precisa ser. Agora se ele reconhece que sua mulher é prudente, ele procura ser o parceiro dela, a ajudando a se realizar. Ele se alegra com sua forma de ser e servir. Ele reconhece suas qualidades e reconhece o grande presente que recebeu do Senhor. Ele tem prazer de alegrar e mimar sua esposa, pela preciosidade que ela é.

2- O ENCONTRO DE JESUS E SUA IGREJA

Para entender bem esta comparação, vamos usar nossa imaginação

“É publicado um EDITAL, onde se anuncia que uma pessoa muito importante de nome JESUS CRISTO, está convocando a todos que queiram se candidatar para a vaga de ‘noiva de cristo’.

REQUISITO: É necessário que faça parte da categoria ‘homo Sapiens’ e pertença à Igreja verdadeira de Jesus".

Muita gente se candidatou. A Terra ficou em um alvoroço só.

Jesus Cristo, como prometeu enviou o contrato para todos que se candidataram. Ele percebeu que apesar de Sua proposta ser muito boa, muitas pessoas não se inscreveram.

Juntamente com o contrato enviou o manual de instruções (a Bíblia) com todas as regras e direções para guiar o candidato até o final de sua jornada.

Houve quatro tipos de pessoas que se candidataram

A- Os que não acreditaram – Estes não levaram a sério. Disseram: ‘Eu não quero. Isto é só para enganar as pessoas’. Nem sequer foram verificar sobre a veracidade do edital.

B- Teve aqueles: ‘Vamos ver se é vantagem esse negócio. Bem, eu sou ser humano, eu posso fazer parte desta tal de Igreja. Pior do que já estou, não vai ficar’.

C- Outros disseram: ‘Vou conquistar esta vaga, afinal sou muito bom no que quero. Vou me candidatar, afinal sou ser humano, vai ser tranquilo fazer parte desta Igreja. Eu sou mais eu. Posso até tornar esta Igreja um lugar bem legal e animado, afinal eu sei muito bem chegar onde eu quero’.

D- E por fim, teve aqueles que disseram: ‘Estou precisando tanto. Será se vou conseguir me desenvolver e melhorar para chegar no fim esperado? Vou me inscrever e vou fazer parte desta Igreja. Vou procurar desempenhar bem as minhas funções e participar desta Igreja’.

No final da jornada, naquele grande dia Jesus está lá para apresentar o resultado de Sua convocação para DEUS PAI.

Ele diz: ‘Pai, eu fiz como o Senhor me instruiu, mas teve um grupo que rejeitou o convite.

Teve outro que se candidatou, assinou o contrato e recebeu o manual de instruções, mas durante a jornada, acharam que era muito trabalhoso, que era exigido demais, então desistiram e rasgaram seus contratos. Mas hoje estou lhe apresentando os que chegaram até aqui, para se apresentarem a ti. Tem alguns que se destacaram no meio dos homens, consultaram o manual de instruções e até estudaram. Eu chego a dizer que conheciam muito bem o manual e as suas regras, mas preferiram adequá-lo às suas vontades e tirarem vantagem e até distorceram as instruções que estavam no manual. Isto entristeceu muito meu coração, mas eles insistiram em não se corrigirem para trilharem a jornada da forma correta. Eu sei que o Senhor não os conhece e, portanto, não farão parte dos escolhidos. Mas fico muito feliz em falar deste último grupo. Me alegraram muito. Estes muitas vezes caíram, muitas vezes ficaram prostrados, muitas vezes erraram, mas sempre reconheceram seus erros, choraram de arrependimento, pediram perdão e se levantaram, se colocaram de pé, aprenderam e estão aqui desejosos para te encontrar e ouvir o Teu chamado e o convite para entrar no gozo do Pai”.

Concluindo:

No Final desta história a pergunta que fica é: De qual grupo você faz parte?

Ainda dá tempo de mudar as atitudes e se transferir de grupo e se tornar apto, para entrar para o gozo do Pai. Ser chamado de servo bom e fiel.

Aproveite enquanto dá tempo e faça suas considerações finais, sobre sua atuação como servo de Deus e faça os ajustes para ser um servo segundo o coração do Pai. Amém?

-

28-09-2024 - Pra. Conceição

-Voltar-