(13) 99116-7326

MENSAGENS

Caverna – Lugar de Refúgio e Recomeço

O Mito da Caverna

O Mito Da Caverna conta que um grupo de pessoas que viviam numa grande caverna, presos por correntes e voltados para a parede que ficava no fundo da caverna, viam o reflexo de figuras projetadas na parede no fundo da caverna, julgando serem aquelas projeções da própria realidade.

Certa vez, uma das pessoas consegue se libertar das correntes e sai para o mundo exterior. A princípio, tudo assusta o ex-prisioneiro, fazendo-o querer voltar para a caverna. Mas com o tempo se acostumou e gostou do que viu e resolveu retornar à caverna e contar para os outros. Estes acreditando que ele estava louco o mataram.

Muitas vezes nos sentimos como se estivéssemos em uma caverna, às vezes inseridos pelas nossas atitudes e outras por atitude de outros. Diversos são os motivos: tristeza, solidão, estresse, desamores, decepções, depressão, rejeição, bullying, etc. Nessa caverna nos sentimos como as pessoas do “mito da caverna”, vendo o mundo de uma maneira indireta e que nos provocam medo e receio.

Não obstante a necessidade de ajuda de um profissional da área, podemos ter a ajuda da Bíblia que traz diversas experiências de pessoas que passaram pela caverna e saíram de lá vitoriosas.

Meditaremos, então, nas experiências de 4 homens que superam suas dificuldades dentro da caverna. Elas foram: Habitação, Proteção, Castigo e Refúgio (medo).

Vamos iniciar com um aspecto menos nobre que é a caverna que serve de habitação, mas também nos mostra um lugar de pecado.

Habitação e Pecado

Gn 19.30 – Ló habitou em uma caverna – “E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.”

Ló resolveu morar nessa caverna para evitar os moradores de Zoar. Neste lugar acabou acontecendo o pecado do incesto, onde suas duas filhas se deitaram com ele. Mesmo Ló tentando se proteger do povo de Zoar ele se esqueceu que o pecado já vivia em sua casa, por causa de sua conivência com os pecados de Sodoma.

Podemos entender, então, que não adianta procurar um lugar escondido para vivermos, pois o pecado não está no lugar, mas sim dentro de nós, portanto é necessário que nos arrependamos dos nossos pecados e sejamos perdoados por Deus.

Então teremos Sua proteção em qualquer lugar que estivermos não sendo atacados pelos nossos pecados.

Também podemos entender que mesmo não participar do pecado dos outros, mas aceitando sem dizer nada também é considerado pecado, não por ação, mas sim por omissão.

Nesse caso devemos sempre nos afastar do mal e de sua aparência para não sermos culpados pelo pecado dos outros. 

Veremos agora um recomeço, pois têm momentos que acreditamos que tudo acabou, mas Deus tem sempre uma resposta para nós.

Proteção e Recomeço

1Sm 22.1 – Davi protegia-se de Saul – “Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.”

Davi fugindo de seus captores escondeu-se em uma caverna acreditando estar seguro. Porém, muitos souberam de seu esconderijo, e para lá se deslocaram homens com todo tipo de dificuldade. Devedores, ladrões, assassinos, fugitivos com vários motivos para estar naquele lugar.

Vendo Davi que havia pessoas que estavam, ali junto com ele, ele resolveu organizar essas pessoas trabalhando com elas, e num determinado momento essas pessoas acreditaram que era possível sair daquele lugar e se tornarem pessoas de qualidade. Neste momento Davi formou um exército de guerreiros fabulosos.

A lição para nós é que, existem duas circunstâncias de salvação nesta caverna. Davi, mesmo acuado, se libertou dos seus medos e se tornou o líder daqueles homens e aqueles homens que se libertaram de seus medos por acreditarem no seu líder.

Deus não nos deixa sozinhos quando estamos em circunstâncias parecidas como essa, ou Ele nos torna suficientemente fortes para liderarmos nossa vitória e com isso conduzir outros conosco ou nos envia uma tábua de salvação para nos tirar desse lugar. O importante nisso é que não há vitorioso, todos são vitoriosos dentro da sua capacidade e força de superação.

Há momentos em que somos colocados na caverna, por fofocas, acusações infundadas e outros. Também neste caso Deus tem a resposta e a saída para nossa vida.

Castigo e Vitória

Dn 6.16 – “Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.

Daniel tinha um compromisso com Deus e seus delatores tinham inveja dele porque Deus o prosperava no cativeiro. Diante disso resolveram acusar Daniel de adorar outro Deus que a não o Rei. Havia um decreto que quem fizesse isso, seria jogado na cova dos leões. O rei não teve outra alternativa senão colocar Daniel na cova dos leões. Porém Deus foi com Daniel e ele saiu dali sem nenhum ferimento e muito mais forte do que entrou.

Quando somos caluniados, seja em qualquer área de nossa vida, nos sentimos como se jogados na cova dos leões e com isso nos frustramos e muitas vezes nos culpamos e sentimos vontade de vingar dessa pessoa fazendo a mesma coisa ou pior.

Quero te dizer que nesses casos clame a Deus para que a verdade seja esclarecida e que os culpados sejam descobertos, pois Deus é um justo juiz e poderá dar o castigo na medida certa e no tempo correto.

Dessa maneira, assim como Daniel, você poderá se livrar dessa acusação com as mãos limpas e sair desse problema mais forte e pronto para enfrentar novos desafios.

Ocorre na vida de qualquer pessoa, momentos em que ela quer se isolar de todo mundo, pois já não aguenta mais sua vida e há vezes com pensamentos de morte, não se desespere, nesta parte veremos como se livrar dessa angústia e sair desse problema como vitorioso.

Refúgio e Superação (medo)

1Rs 19.9 (Elias) – “E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?”

Elias era um profeta de Deus confiante e poderoso, pois enfrentou os 450 profetas de Baal em uma luta de fé e poder, e foi vitorioso.

Porém em um momento de cansaço e fraqueza foi intimidado por Jezabel que ameaçou matá-lo. Diante dessa ameaça Elias fugiu para longe desta mulher e se escondeu numa caverna apavorado, sentindo-se sozinho e com vontade de morrer. Mas Deus foi visitá-lo e conversando com ele, fez com que Elias se animasse e retornasse ao seu trabalho.

Quantas vezes não nos sentimos assim e até entramos em depressão por causa dos nossos problemas diários, que vão nos consumindo até a exaustão completa.

Nesse momento devemos ouvir a voz de Deus, seja em oração ou na Sua Palavra, para entendermos o Seu recado para nós e sair desta caverna renovados e seguir nossa vida secular e nossa vida com Deus.

Conclusão:

Podemos ver que por mais crentes que sejamos, por mais espirituais que sejamos, por mais santificados que sejamos, há momentos em que a nossa humanidade nos pega e que nos fragilizamos a ponto de querer abandonar tudo e às vezes até de morrer. Mas também vimos que homens tementes a Deus, vitoriosos em suas carreiras, passaram por estes momentos e sobre-viveram a eles e saíram mais fortes e prontos para mais um período de plenitude em suas vidas e prontos para um provável momento de aflição no futuro.

“Tenha fé em Deus e confie no seu chamado. Ele não deixará você perecer por mais estranho e dolorido que pareça o momento. Viva uma vida em Cristo Jesus”

-

Autor: Pr. Mauro Pastor

-Voltar-